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A ouvidoria tem por propósito buscar soluções para as demandas dos cidadãos;  oferecer informações gerenciais e sugestões ao órgão em que atua, visando o  aprimoramento da prestação do serviço, alem de contribuir para a formulação de políticas publicas. A qualidade dos serviços prestados pela administração se aperfeiçoa com a atuação  da ouvidoria, uma vez que ela auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados  e contribui, dessa forma, para a melhoria dos procedimentos e dos processos administrativos. Ao exercer seu papel de porta-voz do cidadão na organização, o ouvidor tem revelado  ser um importante instrumento de interação entre o órgão e a sociedade, aliado na defesa dos direitos do usuário, na busca de soluções de conflitos extrajudiciais e  colaborador eficaz dos programas de qualidade implantados nas organizações. A sobrevivência das organizações está intimamente relacionada a sua capacidade de adaptação e flexibilidade as contingencias do ambiente econômico, social, cultural, ecológico e tecnológico. 
Entidades públicas vem dotando o ouvidor de uma sensibilidade na captação de problemas, encaminhamento de sugestões e livre acesso entre as diversas SECRETARIAS, DEPARTAMENTOS E SETORES do MUNICÍPIO na busca de soluções, contribuindo para o aperfeiçoamento do atendimento e valorização do cidadão. 
O ouvidor atua também em defesa da administração, procurando subsidiar o atendimento de reivindicações de funcionários, exercendo um "controle preventivo e corretivo de arbitrariedades ou de negligencias, de problemas interpessoais ou, ainda, de abuso de poder das chefias". Para tanto, devera ter conhecimento de toda estrutura e funcionamento da instituição a que pertence, pois dessa forma poderá utilizar o trabalho da ouvidoria para subsidiar as políticas e os processos internos de trabalho do órgão.
 
Função do Ouvidor
 
Nos países democráticos, o ouvidor exerce um oficio cada vez mais presente nas instituições publicas, atuando na mediação dos interesses do cidadão junto as  instituições publicas. Sua função e, primordialmente, promover a realização dos direitos dos cidadãos. Ou seja, o ouvidor devera atuar como porta-voz do cidadão, agindo sempre contra a  usurpaçãoo de direitos ou abuso de poder; contra erros ou omissões; negligencias; decisões injustas, tornando a "administração publica" mais eficiente e transparente,  e, seus agentes, mais responsáveis em suas decisões. Dessa forma, o ouvidor não pode se furtar a prestar atendimento e informações ao cidadão.
 
0800-450-156
 
ouvidoriageral@pmfi.pr.gov.br
 
 
 
 
 
Setor                                                                                      Telefone
Ouvidoria Geral do Município                                           0800 450 156
Ouvidoria da Guarda Municipal                                       0800 642 0153
Ouvidoria do SUS - Secretaria Municipal de Saúde   (45) 2105-1122 / (45) 2105-1123
 

Praça Getulio Vargas, Nº 280 - Centro
(45) 21051290 Ramal: 1292
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