Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis

Nilton Aparecido Bobato (Panorama30 de janeiro de 1967) é professorescritor e vocalista da Banda Morthal.

Formado em letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, é professor concursado do estado do Paraná para a disciplina Língua Portuguesa.

Reside em Foz do Iguaçu desde 1980. No início de sua participação política mais organizada esteve no Partido dos Trabalhadores, mas logo depois foi para o Partido Comunista do Brasil - PCdoB, em que milita desde 1993.

Na literatura, tem contribuições com livros como "Risos da Fronteira", "Prato Feito", "Prosa e Sacada", "Sobremesa", "Prosa de Estrada" e o romance "A Sorte Não Sorriu para César Rondicatto", com publicações diversas também na internet.

Em 2006 recebeu menção honrosa do Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody, com o poema "O Muro e o Corpo". Em 2007 foi o único brasileiro a integrar a antologia latino-americana de poesias "Poetas de Cara al Siglo", com autores de nove países.

É membro da Academia de Letras de Foz do Iguaçu (antiga Academia de Letras do Extremo-Oeste do Paraná), titular da cadeira 20, tendo sido presidente dessa entidade entre 2003 e 2005.

Foi vereador por dois mandatos, de 2008 a 2011 e de 2012 a 2015.