Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Para orientar a população, sobre os cuidados e a legislação referente a arborização urbana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou a campanha  “ARBORIZAÇÃO URBANA, SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS”. 

Especialmente nos meses de maio, junho, julho e agosto, os moradores costumam realizar a poda das árvores, muitas vezes de maneira drástica, uma prática condenável, conforme o art. 49 da Lei Federal 9.605/98, pois, ocasiona problemas para as árvores, que têm seu organismo prejudicado.

Como agir frente à necessidade de poda das árvores?

Esta é a questão que a campanha quer responder, levando a toda população informações básicas, como:

A poda drástica, realizada sem qualquer critério técnico consiste na supressão total, ou acima de 30% dos galhos das árvores, este ato dentro da propriedade ou em logradouro público é criminoso, podendo o autor ser responsabilizado  civil e criminalmente  pelos danos causados.

A realização da poda de árvores em logradouros públicos só deve ser praticada pela prefeitura. 

É importante lembrar que as árvores trazem inúmeros benefícios no ambiente urbano. Além do sombreamento agradável, servem de abrigo à fauna, reduzem a poluição atmosférica e a temperatura, além de embelezar o espaço público. Desta forma, conservá-las e protegê-las, é de fundamental importância e de responsabilidade de cada cidadão.


Nome do ArquivoBaixar
(MATERIAL DA CAMPANHA.pdf)