Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis

O Centro de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI foi criado em 2012 pelo Governo Municipal por meio de uma parceria entre o município, a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, pelo convênio de apoio a projetos.

O CEAI é um espaço físico  destinado a otimizar os programas, projetos e as açõesda  Secretaria Municipal do Meio Ambiente no que se refere à educação ambiental e ações por ela desenvolvida.

Foi implantado no Zoológico Bosque Guarani, com a adaptação de um espaço originalmente construído para ser lanchonete e é mantido e coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

A proposta pedagógica do CEAI está alicerçada no Plano Nacional de Educação Ambiental e nos documentos planetários: Agenda 21, a Carta da Terra e o Tratado da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Esses documentos possuem como pano de fundo as preocupações com as bases de segurança global que estão ameaçadas pela voracidade e violência do atual modo de produção e consumo. Segundo Boff (2006,4) “a crise é sistêmica e paradigmática... reclama outro projeto civilizatório de vida”. 

O trabalho da Educação Ambiental é voltado para o planejamento e execução de programas e projetos com a temática socioambiental, destinados a educação ambiental formal e não formal, assegurada pela Lei Complementar nº 20 de 1993 que dispõe sobre a política de preservação, proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.

Com relação à educação ambiental formal no município as ações se referem à: formação de professores da rede municipal de ensino de acordo com os programas socioambientais desenvolvidos pelo governo municipal; elaboração de materiais de apoio pedagógico; coordenação do Programa de Horta escolar; palestras e apoio aos trabalhos desenvolvidos pelas unidades escolares. 

Na educação ambiental não formal a equipe atua nos programas e projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente, como: a organização do programa de coleta seletiva; formação de catadores de materiais recicláveis; elaboração de materiais informativos/educativos; coordenação do Coletivo Educador Municipal; coordenação do curso de formação de educadores ambientais - FEA; coordenação do programa Educação Ambiental na Administração Pública; assessoria no programa Cidades Sustentáveis/ ODS; Selo Foz Sustentável, Plano Municipal de Mata Atlântica, de Saneamento, entre outros.

 

Equipe de Educação Ambiental

Rosani Borba - 45 999974999

Roseli Barquez de Assis- 45 999973536

 

 

 


Avenida República Argentina, 531
fozceai@gmail.com