12/01/2018 18:03
Documentos também serão entregues aos servidores do setor e ao Conselho Municipal de Saúde

Na última terça-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Itaipu Binacional 600 exemplares do documento contendo o Plano Municipal de Saúde (PMS) dos próximos quatro anos (2018-2021). Eles foram entregues à Secretária Inês Weizemann pelos representantes do GT Itaipu-Saúde. O PMS será distribuído aos servidores do setor, ao Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e também estarão disponíveis aos usuários para leitura nas unidades básicas de saúde.

“É com muita alegria que a Secretaria de Saúde recebe esses exemplares, feitos através de uma parceria com a Itaipu. Esse documento foi muito bem elaborado por toda equipe técnica e contou com a participação da população”, comentou a Secretária de Saúde, Inês Weizemann.

O PMS foi elaborado no ano passado por todas as diretorias da Secretaria de Saúde (Atenção Básica, Urgência e Emergência, Especialidades, Supervisão e Controle, Residência Médica e Qualidade, Vigilância em Saúde e Gestão), com apoio técnico de sanitaristas especializados em gestão de saúde coletiva. Dentro do plano estão definidas ações e prioridades relacionadas aos serviços de saúde prestados a população pelo SUS no período de 2018 a 2021.

Os trabalhadores da saúde pública e a população também ajudaram a elaborar o plano. Foram 27 reuniões com os trabalhadores das UBS e outras 5 com usuários do Sistema, totalizando 32 encontros em julho de 2017. Em agosto o plano foi apresentado ao COMUS e aprovado por unanimidade. Ele entra em vigor no decorrer deste ano.

“Agora nosso objetivo é trabalhar para colocar o planejamento em prática e consolidar, até 2021, a saúde coletiva do município, tornando-se referência na gestão em saúde para os municípios do Paraná e da região de fronteira”, completou a Secretária de Saúde.