17/07/2017 11:20
Jardim Cataratas recebeu mudas de árvores através da secretaria de meio ambiente e Câmara de Vereadores, mutirão foi feito no Carimã e jd. Novo Horizonte

Após a solicitação dos moradores da região sul a prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último final de semana um mutirão de limpeza. Foram contemplados os bairros Carimã, Novo Horizonte e Cataratas.

No Jardim Cataratas, foram plantadas várias mudas de árvores. O plantio sinaliza a intenção de transformar um espaço no bairro em bosque. “Já estivemos no bairro antes, estudamos o espaço e fizemos um mutirão de limpeza, nesse mutirão identificamos uma área para transformar em bosque, essas árvores sinalizam o início dessa mudança, mas ainda queremos plantar muito mais”, informou a secretaria de meio ambiente, Ana Biesek.

A sequencia do plantio será de forma gradativa, de acordo com a análise das árvores existentes no local. “Tem algumas árvores antigas, ocas e não saudáveis, vamos identificá-las e fazer um caminho de árvores”, acrescenta.

As árvores foram plantadas pela secretaria de meio ambiente com o apoio dos vereadores Rogério Quadros, Celino Fertrin, Jeferson Brayner e tenente-coronel Jahnke. “Os vereadores estavam presentes, pois foi uma solicitação através do vereador Celino Fertrin, os mutirões de limpeza no Carimã e Novo Horizonte”, contou Biesek.

Nos bairros Carimã e Novo Horizonte foram realizados os tradicionais mutirões de limpeza, que envolvem roçadas, melhoria nas vias, pontos ecológicos e poda de árvores. “Estamos dando uma resposta para a comunidade, à comunidade nos pediu e estamos dando atenção aos bairros”.

Coleta seletiva

De acordo com Biesek, na região norte os moradores organizaram o próprio sistema de coleta seletiva, com o apoio da secretaria de meio ambiente. “A comunidade começou pontualmente uma coleta seletiva, eles se organizaram no próprio bairro e como tem barracão da Cooperativa de Agentes Ambientais ali, ficou mais fácil”, conta. A coleta na comunidade é feita em dias específicos da semana, conforme combinado entre os moradores e a Coafi.