13/11/2017 17:16
Edital publicado no diário oficial oferece até 32 oportunidades para grupos artísticos e culturais com cachês de R$1200 e R$3 mil reais; inscrições seguem até dia sexta (17)

Um edital de chamamento público veiculado pela Fundação Cultural no Diário Oficial da última sexta-feira (10) visa a contratação de 32 grupos artísticos e culturais para se apresentarem nas festividades do Natal de Foz. Os cachês variam de R$1200 e R$3 mil reais. As inscrições para os interessados seguem até sexta-feira (17). O formulário de inscrição bem como as exigências para participação no processo podem ser obtidos através do edital, disponível no link: https://goo.gl/g9uswD e no portal da Fundação Cultural: culturafoz.pmfi.pr.gov.br.

Podem participar do edital grupos de várias modalidades artísticas, dentre elas, dança, circo, contação de história e música. Todos precisam estar devidamente cadastrados no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais.  As inscrições são gratuitas e a documentação exigida deve ser entregue pessoalmente na Fundação Cultural, na rua Benjamin Constant, 62, centro.

As atrações culturais vão preencher uma programação oficial intensa do Natal de Foz 2017, que será inaugurado no dia 30 de novembro na Praça da Paz e seguirá até o dia 22 de dezembro. O espaço se tornará a Vila do Papai Noel, e contará com diversos atrativos, com decoração temática, casinha do bom velhinho, e várias novidades como o Túnel de som e luz. Além da Praça da Paz, as festividades também acontecerão no Gramadão da Vila A. De terça a sexta-feira, todas as noites, a comunidade e os turistas poderão desfrutar de uma atração cultural e artística.

Essa é a primeira vez que a prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Fundação Cultural, abre oportunidade para os artistas se apresentarem no tradicional evento natalino. Promover a visibilidade e a valorização dos artistas tem sido uma importante característica da gestão, que em todos os eventos públicos tem priorizado os profissionais da cultura, fomentando a atividade e difundido a arte para a comunidade.

Assim como em todos os outros eventos realizados neste ano, a população terá entrada franca durante toda a programação do Natal de Foz, um importante diferencial do município.  Além das programações artístico-culturais que se concentram no Gramadão e na Praça da Paz, várias avenidas da cidade começarão a receber nesta semana a decoração com pórticos e iluminação em led, marcando o compromisso com a sustentabilidade.

A grandiosidade do Natal de Foz se deve ao empenho da comissão organizadora que iniciou cedo os trabalhos e preparativos para a festividade. Instituída no calendário oficial do município, a comissão presidida pela primeira-dama Rosa Jeronimo de Lima, conta com a participação de onze instituições da prefeitura e da sociedade civil, que são elas: Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos,  Gabinete do Prefeito, Assessoria Especial de Comunicação Social, Secretaria Municipal de Educação,  Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI,  Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu - Fundo Iguaçu, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu – SINDHOTEIS,  Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu – COMTUR,  Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu – SINDILOJAS, Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB,  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Foz do Iguaçu - ABIH/Foz,  Associação Brasileira de Agência de Viagens do Paraná – ABAV.