13/04/2018 09:11
Instrução busca promover o bem-estar social no ambiente de trabalho

A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAD) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) está promovendo uma capacitação para os servidores municipais. O intuito é capacitar os gestores de diferentes áreas sobre como promover o bem-estar social no ambiente de trabalho.

Mais de 250 servidores participam da capacitação, que tem como tema: “Contribuições dos recursos e competências pessoais no desenvolvimento gerencial”.  Os encontros, que começaram nesta semana na Escola de Governo, terminam no dia 23 de maio. Os trabalhadores foram divididos em 11 turmas, e cada evento dura cerca de 8 horas.

Conforme explicou a diretora da Saúde Ocupacional, Solange de Freitas, a capacitação é resultado de um plano de ação com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores. Ele foi desenvolvido pela Diretoria de Saúde Ocupacional após uma pesquisa aplicada no ano passado com 1.777 servidores participantes, cerca de 31% do quadro funcional da Prefeitura.

“A pesquisa apontou, por exemplo, que a falta de boas relações sociais é uma das maiores causadoras de estresse no ambiente laboral, por isso hoje estamos trabalhando esta demanda”, explicou.

“Estamos na terceira, de onze turmas, para abordar  o desenvolvimento gerencial a partir das competências e recursos pessoais de cada liderança. Queremos que cada gestor, através do conhecimento adquirido nesta capacitação, oportunize um clima organizacional gerador de boas práticas nas relações sociais no seu espaço de trabalho, promovendo o bem-estar físico, mental e social”, completou.

Dados
A pesquisa feita no ano passado relevou ainda que 51% dos servidores possuem até 10 anos de tempo de trabalho e 29,3% acima de 20 anos; 56% tem idade entre 41 a 60 anos e 78,9% são mulheres.

Desde o início da atual gestão – 1º de maio de 2017 – a política de valorização profissional segue sendo aprimorada. Nos últimos meses, diversas ações como palestras, cursos e workshops já foram realizados.

Esta é a primeira vez de acordo com o relato dos participantes da Capacitação que o Governo Municipal desenvolve atividades de promoção à saúde dos trabalhadores. O município possui hoje 5.617 servidores, entre estatutários, celetistas e cargos comissionados.