Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

13/04/2018 13:32
Somente 15% do público alvo foi imunizado até agora; Jovens de 15 a 27 anos podem procurar a UBS mais próxima de casa



Comente!

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu estarão abertas nesta sábado (14) para a terceira etapa de vacinação contra a dengue. Jovens de 15 a 27 anos que tenham recebido a primeira e a segunda dose podem procurar a unidade mais próxima de casa para garantir a imunização. 

Das 28 Unidades, 21 funcionarão das 8h às 17 horas, e 7 estarão abertas das 8h às 12 horas. São elas: UBS do Portal da Foz, Parque Presidente, Vila Adriana, Maracanã, Cidade Nova, Jardim Jupira e Lagoa Dourada. 

Do início da campanha, em 20 de março, até o dia 12 de abril, foram imunizados 1.577 jovens, o que apresenta apenas 15% do total esperado, que são 10.427 pessoas. 

Além da vacinação nas UBSs, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 28 veículos para equipes das UBSS realizarem a busca ativa de casa em casa. “Na ultima ação semelhante a essa, chegamos a vacinar 2 mil pessoas. Nossa expectativa é  atingir o maior numero de pessoas para melhorar essa cobertura”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do município, Adriana Izuka. 

Ela lembra o quanto é importante concluir o esquema de vacinação para ficar protegido contra a doença. “A vacina é segura e ajuda a proteger toda a população, porque imunizando este público, a circulação do vírus será reduzida, e consequentemente protegemos as outras faixas etárias. Para estar imunizado realmente, é importante que os jovens terminem o esquema agora”, afirma. 

De janeiro até o dia 9 de abril foram notificados 562 casos de dengue em Foz. Destes, 24 deram positivo para a doença. “Além da vacina, a população deve manter os cuidados essenciais para evitar a doença, não deixando água parada em recipientes que podem se tornar criadouros”, lembra Adriana. 

Campanha 
Durante a semana, a vacina continuará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme horário de atendimento de cada uma. Equipes da Secretaria de Saúde e Nona Regional também mantém as ações extra-muro, em colégios, universidades e estabelecimentos comerciais. Em todo o Estado, 30 municípios receberam a campanha e devem imunizar quase 110 mil pessoas até o dia 28 de abril, quando termina a ação. 

Contraindicação 
Não podem receber a vacina gestantes e lactantes; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas; pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia; pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar), e pessoas com HIV/AIDS.  


Contato para Entrevistas
Adriana Izuka, coordenadora do Programa de Imunização 
Telefone: (45) 99989-0898

Comentário