Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

12/06/2018 08:11
Unidade será referência no atendimento às pessoas com deficiência; Solenidade contará com a presença da Governadora Cida Borghetti



Comente!

O Governo do Município de Foz do Iguaçu inaugura nesta quinta-feira (14) às 19 horas o Centro Especializado em Reabilitação Doutor José Carlos Azeredo (CER IV), localizado na Avenida Andradina, nº 2.900, no Jardim Ipê. A solenidade contará com a presença da governadora do Paraná, Cida Borghetti, do prefeito Chico Brasileiro e do vice, Nilton Bobato. 

“A inauguração do CER IV é mais um grande avanço para saúde pública de Foz do Iguaçu, essa obra é também mais uma importante conquista que coroa a recuperação de nossa cidade. A retomada dessa obra apresentou muitos desafios e foi necessário o empenho de uma grande equipe para que pudéssemos finalmente inaugurá-la", comentou o prefeito Chico Brasileiro.   

O CER IV será um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação em quatro modalidades: Auditiva, Física (incluindo Ostomizados), Intelectual (incluindo espectro autista) e Visual, tornando-se uma referência para a atenção à saúde da pessoa com deficiência. A unidade realizará diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva e das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Localizado próximo a Escola Municipal Altair Ferrais “Zizo”, o Centro Especializado conta com uma estrutura de mais de 2.500 metros quadrados, abrigando consultórios para as especialidades, sala de atendimento terapêutico adulto e infantil, sala para terapia assistiva,  área de convivência interna e sala de orientação e mobilidade.

A unidade terá a capacidade para atender até 800 pacientes por mês – de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos, que fazem parte da 9ª Regional de Saúde. O atendimento ao usuário será por encaminhamento via Unidades Básicas de Saúde ou instituições especializadas. 

Equipe

O CER IV contará com médicos especialistas, como: otorrinolaringologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, neurofisiologista, ultrassonografista e clínico geral, além de 6 fisioterapeutas, 6 fonoaudiólogos, 4 terapeutas ocupacionais, 4 psicólogos, 1 enfermeiro 2 assistentes sociais, 1 pedagogo, 1 instrutora de mobilidade, 2 técnicos de enfermagem, além do quadro administrativo, recepção e auxiliares de serviços gerais. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos profissionais já foi convocada e a medida em que o fluxo de atendimento aumentar, os demais serão chamados. 

Obras 

As obras do CER IV começaram em 2014 e o espaço físico foi finalizado em junho 2016, mas os projetos complementares com financiamento do município não foram executados pela antiga gestão. 

No ano passado, o prefeito Chico Brasileiro determinou a retomada dos serviços, que incluíam o acabamento externo, construção de muros de arrimo, colocação de grades internas e externas, portões, padronização das calçadas, reforço da rede elétrica, e a estação de tratamento de esgoto, além de jardinagem e toda a identidade visual do espaço. O Ministério da Saúde também investiu cerca de R$ 2 milhões para a compra de equipamentos e mobiliário. O custeio será feito pelo Governo Federal, que enviará R$ 345 mil por mês. 

O CER VI leva o nome do Doutor José Carlos Azeredo (CER IV), em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo médico ao município ao longo de 20 anos de carreira (1996-2016). 

Comentário