Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

10/08/2018 08:07
Governo Municipal também vai aumentar de 300 para 600 mamografias por mês



Comente!

A fila de espera para mamografia de rastreamento será zerada pelo Governo Municipal de Foz do Iguaçu até o mês de setembro. Outra meta da gestão é ofertar 600 mamografias por mês, ao invés das 300 realizadas atualmente. Os avanços são resultados das políticas públicas de gestão, que estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que desde o inicio do ano vem realizando estudos técnicos e implantando procedimentos gerenciais. 

Em uma das análises, servidores municipais constataram que na fila para mamografia de rastreamento – destinada a mulheres entre 50 e 69 anos que não possuem sintomas de câncer de mama – havia discrepância com a realidade. Ao invés das quase 4 mil mulheres, a fila era composta por 1.000. A divergência era causada pela duplicação de nomes, pacientes que faltavam aos exames e outras inconsistências nos cadastros. 

Pelo alto número de pessoas na fila, a SMSA suspendeu temporariamente nos últimos meses a solicitação de exame de rastreamento: “Por haver uma fila muito grande, ficamos preocupados e suspendemos as solicitações de exames de rastreamento, que são aqueles destinados a mulheres sem sintomas da doença. Já para aquelas que possuem sintomas, em nenhum momento o município deixou de ofertar a mamografia, que acontecia em alguns casos, no dia posterior a suspeita”, explica a diretoria de Atenção Básica, Dra. Regina Dias. 

NOVAS MAMOGRAFIAS

A partir do dia 18 de agosto, as mamografias de rastreamento, passarão a ser agendadas novamente pelo Município. Já as solicitações de mamografias nos casos em que há suspeitas – nódulos palpáveis – continuarão a ser realizadas com brevidade. 

SISTEMA INFORMATIZADO

Com a implantação do RP Saúde – novo sistema informatizado de atendimento – muitas solicitações estão mais rápidas e eficientes. No caso da mamografia, a enfermeira que estiver atendendo a mulher e achar necessária a realização do exame, fará a requisição de forma online no mesmo momento da consulta, possibilitando que a paciente saia da unidade com dia e horário marcado do seu exame.

O RP Saúde está sendo implantando em Foz do Iguaçu desde o mês de junho. Todos os colaboradores da SMSA estão recebendo instruções para utilizarem de forma correta o sistema, que é uma plataforma moderna, eficiente e substitui o SaúdeFoz, que foi utilizado por mais de 10 anos no município.
Comentário