Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

15/03/2019 06:00
Quarenta casas serão construídas e destinadas a pessoas de baixa renda com mais de 60 anos



Comente!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na manhã de ontem (14), no Palácio Iguaçu, o contrato para a construção de 40 casas que integrarão o Condomínio do Idoso, em Foz do Iguaçu. Ao todo, 15 municípios paranaenses foram contemplados com 872 casas populares. Os projetos envolvem investimentos de aproximadamente R$ 68,8 milhões oriundos do Tesouro Estadual e de financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e FGTS, em parceria com o Governo Federal e prefeituras.

A diretora superintendente do Fozhabita, Elaine de Souza Anderle participou da cerimônia em Curitiba, representando o prefeito Chico Brasileiro. O evento também contou com a presença do presidente da Cohapar, Jorge Lange, secretários, prefeitos e empresários dos municípios contemplados. 

As obras do Condomínio do Idoso foram licitadas pela Cohapar e a empresa vencedora foi a Construtora Guilherme, de Cascavel. De acordo com a empresa, a limpeza do terreno já foi feita e os trabalhos devem começar já na próxima semana. O projeto está orçado em quase R$ 5 milhões e o prazo de conclusão é de 8 meses. 

Modelo
A construção do condomínio faz parte das ações do Programa Morar Bem Paraná, do Governo do Estado e Cohapar. O modelo de condomínio já existe em diversas cidades brasileiras e chega agora ao Paraná com a construção de duas unidades habitacionais: Em Foz do Iguaçu e Jaguariaíva. Os imóveis são projetados para solteiros ou casados e contarão no entorno com infraestrutura completa de saúde, assistência social e lazer. 

As casas são ofertadas para pessoas de baixa renda com mais de 60 anos. O objetivo, conforme prevê o projeto, é ofertar “um local digno, salubre, dotado de itens compatíveis às suas necessidades e anseios, visando propiciar aos idosos uma vida mais alegre, saudável e menos solitária, por meio da prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer”.

Localização 
Em setembro do ano passado a Câmara Municipal de Foz aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 78/2018, que incorpora ao patrimônio do Fozhabita o trecho de duas ruas no Parque Residencial Lagoa Azul, na região de Três Lagoas. O espaço, que soma 2 mil metros quadrados, será utilizado para a construção do condomínio. 

Estrutura do condomínio
Os empreendimentos serão compostos por: Unidades habitacionais adaptadas, com um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda; Infraestrutura de lazer completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado.



Comentário