15/04/2019 10:11
As obras não aconteciam desde a inauguração do espaço, em 1999

A dois meses para completar 20 anos de existência, o Controle de Zoonoses (CCZ) recebe uma reforma completa na estrutura, localizada no Jardim Ipê.

O CCZ atua na prevenção de zoonoses (doenças que são comuns ao homem e ao animal), como a dengue, raiva e leishimaniose viseral e controle de vetores. A reforma prevê a adequação no canil, construção de um solário, de vestiários, e melhorias do fluxo para descarte das carcaças dos animais, além da construção do abrigo de resíduos, acesso aos forros dos blocos 1 e 2, pintura e reparos.

As obras não aconteciam desde a inauguração do espaço, em 1999. Além das reformas, o entorno do muro recebeu mudas de árvores que formarão futuramente uma parede para auxiliar na qualidade do ar, criando uma barreira natural junto ao condomínio vizinho, construído há pouco mais de 3 anos.

A reforma está dentro do plano de revitalização da Secretaria da Saúde, que também contemplou a construção de novas unidades de saúde e reformas. As obras no CCZ devem seguir até junho de 2019, e são provenientes de emendas impositivas da Câmara de Vereadores. Uma nova emenda também aprovada em 2018 ajudará a concluir as obras com a demolição parcial e reconstrução de um dos blocos.

Frota
No último bimestre de 2018, o CCZ adquiriu 7 novos veículos. Entre os carros; uma van destinada a atividades da equipe de Educação em Saúde, e duas modernas camionetas que serão utilizadas no recolhimento de animais, com a colocação de caçambas, que substituirão as antigas carrocinhas, utilizadas há 18 anos. Paralelo à reforma, os serviços administrativos, acompanhamentos a ações de combate à dengue, vacinação antirrábica, seguem normalmente durante o período.