19/06/2019 16:48
PL 79/2019 que cria 226 novas vagas de saúde foi aprovado pelo Poder Legislativo na manhã de hoje (19)

Mais um importante passo para o fortalecimento da Atenção Básica e do modelo preventivo de saúde foi dado na manhã desta quarta-feira (18) com a aprovação do PL79/2019 que cria 226 novas vagas na área da saúde do município.  O projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores. A proposta também extingue 157 cargos.

“O projeto está alinhado com a estratégia da gestão que é o fortalecimento da Atenção Básica e a ampliação das equipes de Programa da Família, por isso, estamos abrindo 20 novas vagas para médicos do PSF”, reforçou o Secretário Municipal de Saúde, Nilton Bobato.

Nesta gestão, o programa ampliou a cobertura de 31% para 45% da população e pretende ampliar ainda mais com novas contratações. Além de criar novas vagas de médicos generalistas em regime de 40h, a proposta abriu novas vagas para Enfermagem (55 vagas), Fisioterapeuta (08 vagas), Fonoaudiólogo (8 vagas), Médico Veterinário ( 4 vagas), Sanitarista (5 vagas), Terapeuta Ocupacional (5 vagas) , Psicólogo (5 vagas). Nas especialidades são: Médico neuropediatra (30h) 01 vaga;  Médico Oftalmologista (30h) – 01 vaga; Médico Auditor (30h) – 04 vagas; Médico Legista (30h) – 01 vaga e Médico Perito (30h) – 01 vaga.

Demandas
As novas vagas também vão reforçar e atender as demandas dos novos serviços criados pelo governo municipal, como o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) e as novas Unidades Básicas de Saúde que serão inauguradas como a Unidade Básica de Saúde do Jd. São Roque, a do Bubas.  A demanda também está aumentando por conta da ampliação do horário nos postos de saúde. Antes estavam funcionando até as 17h30 e agora, é até as 18h30.  Três postos de saúde que atendiam meio período também passaram a atender o dia inteiro (Lagoa Dourada, Três Lagoas e Portal da Foz) e, em breve, várias unidades passarão a funcionar em horário noturno, até as 22h.

As vagas de enfermagem também vão suprir a demanda da rede de urgência e emergência.

Impacto
O Secretário de Saúde Nilton Bobato explicou que as vagas extintas compensam o impacto financeiro das novas vagas. A maioria das vagas extintas é de médicos com jornada de 20h. O baixo interesse dos profissionais por este tipo de jornada e a estratégia de fortalecer o PSF motivou a extinção das vagas. A medida também vai economizar os valores gastos com horas-extras e hora-plantão geradas pela jornada de 20h.