Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

15/08/2019 16:18
Farmacêutica da SMSA recebeu menção honrosa pela brilhante participação no curso



Comente!

Farmacêuticos da Rede Pública de Saúde de Foz do Iguaçu e região receberam na tarde desta terça-feira (12) os certificados de conclusão do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS” promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Farmácia com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. 

A cerimônia aconteceu no auditório da UDC/Anglo, na Vila A, e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato, da diretora de assistência especializada Etelvina Maciel, da presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) Miriam Ramos Fiorentin e da dirigente da seccional do CRF de Cascavel, Letícia Thiessen.

O encontro coroou um importante projeto para a saúde pública da população, pois habilita os farmacêuticos a exercerem de fato as atribuições da profissão junto aos pacientes, garantindo um atendimento completo que vai muito além da dispensação de medicamentos.  

“Apoiamos o projeto porque compreendemos a importância do profissional de farmácia na gestão da saúde pública e em como a atuação completa contribui para o atendimento ao paciente. O farmacêutico possui uma visão global de saúde, desde a questão técnica de conhecimento sobre patologias e medicamentos, aos fluxos e aos cuidados com a saúde do usuário”, expressou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato.

Ao todo, 29 profissionais, entre servidores e professores universitários da região participaram do curso. Ao longo de oito meses eles aperfeiçoaram o conhecimento, focado no atendimento ao paciente do SUS, com um olhar humanizado e global. O projeto é do Conselho Federal de Farmácia e está sendo implantado em regionais de todo o país com adesão das secretarias de saúde. Foz tornou-se um dos polos que recebeu servidores e professores universitários de farmácia para a capacitação no curso. 

“O paciente terá um planejamento farmacológico personalizado, com a avaliação do profissional sobre interações entre medicamento e alimentação, melhores horários para a ingestão do remédio, condições de armazenamento, além de informações para garantir o bem estar e a qualidade de vida do usuário”, explicou Etelvina Maciel. 

Apoio
Implementar e incentivar a ação do farmacêutico na gestão da saúde tem sido um dos focos da Secretaria Municipal de Saúde. Nas últimas semanas foram contratados 15 novos farmacêuticos, somando uma equipe de 31 servidores da área. “Estou encantada com o compromisso da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, pela valorização aos profissionais com as novas contratações e pelo fortalecimento das políticas públicas”, disse a representante da CRF de Cascavel, Thiessen. 

Prática
Com a capacitação, os farmacêuticos estão aptos a atuar de forma integrada às equipes de saúde, ofertando serviços como acompanhamento a pacientes com hipertensão, diabetes, asma e doenças mentais. Os profissionais também estão sendo capacitados para a inserção da fitoterapia no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS. Nos locais onde a prática integrativa já utilizada, eles reforçam o grupo responsável pela prescrição e acompanhamento do uso de fitoterápicos.

De acordo com a Presidente do CRF-PR Miriam Ramos Fiorentin, o projeto está transformando a gestão pública de saúde de municípios como  Goiania- GO, Campo Grande-MS, Toledo-PR, Manaus-AM, Belo Horizonte-MG e Volta Redonda-RJ. 

Destaque 
Além da entrega de certificados, o CRF dedicou duas menções honrosas aos participantes do curso, uma delas foi entregue à farmacêutica e servidora do município Flávia Rastelli, que foi homenageada pela brilhante participação no curso. Além da cerimônia, o CRF cumpriu outra agenda em parceria com o município de Foz do Iguaçu, com a assinatura do termo de cooperação envolvendo a Vigilância em Saúde e o Procon. A medida visa uma atuação integrada para fiscalização dos estabelecimentos públicos e privados de farmácia.

Comentário