Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

11/09/2019 10:12
Programação prevê o plantio de árvores, limpeza às margens de rios e áreas públicas



Comente!

Moradores de Foz do Iguaçu estão convidados a participar, no dia 21 de setembro, de uma campanha alusiva ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Diversas ações de conscientização estão programadas para acontecer, entre elas limpezas às margens do rio Iguaçu, plantio de árvores, limpeza do bosque no Jardim Ipê e recolhimento de resíduos às margens do Lago de Itaipu (confira o cronograma abaixo).

As atividades são coordenadas pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e serão desenvolvidas pelo Colégio Estadual Santa Rita, Aguaray Ecoturismo, Grupo Foz Limpa e Colônia de Pescadores.

A Sanepar também integra a programação, disponibilizando pontos de coletas de radiografias e óleo de cozinha usado. O atendimento ao público da Sanepar, que fica na Rua Antônio Raposo esquina com Almirante Barroso, é um ponto de coleta destes materiais que não devem ir para a coleta pública. A Companhia de Saneamento disponibiliza pequenos contêineres para recolher o material. O raio-x é destinado para entidades que atendem pessoas com fissuras labiopalatal e o óleo de cozinha para a cooperativa de catadores. Estas organizações vendem ou reciclam o material e os valores recebidos ajudam na manutenção da entidade. 

“Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para que neste dia realizem ações de limpeza, sejam nas casas, na rua ou no bairro. A proposta do movimento é mostrar que a gestão do resíduo é um trabalho compartilhado. Município, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para esta e para as futuras gerações”, explicou a secretária de Meio Ambiente Ângela Meira. 

Para a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva do município Rosani Borba, eventos como este são estímulos para uma mudança no comportamento da população.  “Ações de limpeza são uma maneira maravilhosa de criar mudanças, especialmente no que se refere ao descarte correto de materiais. Pequenas limpezas são o primeiro passo para aumentar a consciência sobre a gestão de resíduos”, afirmou. 

Dia Mundial da Limpeza
Em 2018, o movimento registrou a participação de 17 milhões de pessoas, em 158 países. Os organizadores das limpezas tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e limpar em meio a guerras, conflitos e distúrbios. 

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza reuniu 363 cidades que se mobilizaram pela causa com mais de 100 mil participantes. Mais de 2 mil toneladas de resíduos foram coletados de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras. A meta para o Dia 21 de setembro é envolver mil cidades com mais de 500 mil pessoas mobilizadas. 


Programação
Aguaray Ecoturismo - limpeza às margens do rio Iguaçu no dia 20/09.
Colégio Estadual Santa Rita - limpeza às margens do Rio Renascer no dia 21/09 com plantio de árvores;
Grupo Foz Limpa – limpeza do Bosque do Jardim Ipê no dia 21/09
Colônia de Pescadores com recolhimento de resíduos às margens do Lago de Itaipu dia 21/09.
SANEPAR – disponibilizará pontos de entrega de radiografias e óleo usado em suas centrais de relacionamento, no período e 16 à 20 de setembro.

Comentário