Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

11/09/2019 13:59
Ele será utilizado para as visitas domiciliares de pacientes em tratamento ou em investigação de tuberculose e hanseníase



Comente!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) entregou, na manhã desta quarta-feira (11), um veículo adaptado para pessoas com deficiência (PcD) ao Centro de Apoio à Tuberculose e Hanseníase de Foz do Iguaçu. A entrega aconteceu na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. 

Esse é o primeiro veículo adaptado para pessoas com deficiência física adquirido pela prefeitura. “O veículo é um símbolo muito importante, porque o município cumpre com o dever de promover a inclusão social e garante a qualidade de vida para o servidor que atende a população”, ressaltou o secretário de saúde Nilton Bobato. 

Duas funcionárias da equipe possuem limitações físicas e o carro era essencial para a mobilidade e o exercício do trabalho. “Estamos muito felizes por essa garantia da prefeitura ao reconhecer a limitação física dos servidores e proporcionar a inclusão social, fundamental para nosso trabalho e qualidade de vida”, disse a Coordenadora do Centro Municipal de Apoio à Tuberculose Maria Luzia Topanotti. 

Veículo 
O veículo adaptado, um Gol 1.4, foi adquirido por cerca de R$ 55 mil e conta com câmbio automático, além de itens de ponta para promover a qualidade dos serviços de transporte aos servidores e usuários da saúde. A aquisição também vai ampliar a oferta de atendimentos, já que a unidade contava com apenas um veículo e as equipes precisam se revezar diariamente. O Centro Municipal de Apoio à Tuberculose realiza uma média de 100 atendimentos por mês. 

“A entrega do veículo é muito importante porque vai possibilitar mais autonomia e rapidez no atendimento. Ele será utilizado para as visitas domiciliares de pacientes em tratamento ou em investigação de tuberculose e hanseníase, bem como para a busca ativa de pacientes que abandonam o tratamento, entre outras ações”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde (DIVS) Carmensita Gaievski Bom. 

Os recursos para a compra do carro foram viabilizados em atendimento a uma emenda impositiva feita pela Vereadora Inês Weismann. A parlamentar também esteve presente no ato da entrega do veículo. “Estamos muito felizes por poder fazer parte dessa importante conquista para um serviço fundamental do município”, enfatizou Inês. 

Centro de Apoio
O Centro Municipal de Apoio à Tuberculose e Hanseníase conta com uma equipe composta por dois médicos, três enfermeiros, um técnico de enfermagem, uma recepcionista, uma estagiária e dois auxiliares de limpeza. A equipe atende a pacientes que apresentam efeitos colaterais graves ao tratamento padrão (TB e hanseníase), resistência aos antibióticos ou comorbidades, e crianças abaixo de 10 anos encaminhadas pela rede pública.

Foz do Iguaçu é a segunda cidade do estado com maior número de pessoas diagnosticadas com tuberculose em proporção aos moradores do município, com mais de 50 casos para cada 100.000 habitantes em 2018.
Comentário