Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

11/09/2019 14:52
Procedimento é ofertado gratuitamente pelo município e contribui para o aumento da produção leiteira



Comente!

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, têm auxiliado pequenos produtores rurais a aumentar a produção leiteira através do Programa de Melhoramento Genético em Raças Bovinas. 

O processo tem o objetivo de estimular a produção leiteira no município através da oferta de sêmen para inseminação artificial do rebanho bovino. Com o melhoramento genético, já existem registros de animais produzindo até 30 litros de leite por dia, enquanto a média de um animal normal é de 6 litros. 

O melhoramento genético consiste num processo de modificar o material genético de um ser vivo para características de interesse. Na pecuária, por exemplo, busca-se reproduzir o gene de gado leiteiro.

“O Município tem prestado diversos apoios ao homem do campo. Além do melhoramento genético e de ações de erradicação à brucelose, também estão em andamento serviços de pavimentação asfáltica na área rural, ações que contribuem para o escoamento da produção e a geração de renda”, afirma o secretário de agricultura Pablo Mendes. 

Processo
O auxílio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), acontece da seguinte forma: O produtor avisa que o animal está no período fértil e o veterinário do Município vai até a propriedade realizar a inseminação artificial. Toda a assistência é realizada de forma gratuita e integra o conjunto de ações da Prefeitura de Foz do Iguaçu em apoiar as atividades do pequeno produtor rural.

“Esta é uma ação muito importante, porque existem muitos produtores que não tem condições de pagar uma inseminação e nem manter um touro na propriedade. Quando precisamos ligamos para o veterinário e ele vem fazer o procedimento”, afirmou o produtor rural Cirilo Augusto Costa. 

Na manhã desta quarta-feira (11), o diretor de Agropecuária Jan Albert e o médico veterinário Jairo Adams estiveram na região do Lote Grande visitando produtores rurais. Para participar do programa, o produtor de leite deve fazer contato junto a Secretaria de Agricultura, através do telefone 3521-9000.

Mais fotos: AQUI 
Comentário