12/09/2019 16:28
São ofertadas 22 vagas em seis especialidades. Inscrições iniciam nesta sexta-feira (13)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através da Comissão de Residência Médica (COREME), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (11) o edital de seleção pública para o preenchimento de vagas dos programas de residência médica para o ano de 2020. O edital e o link para a inscrição podem ser acessados através do site da Prefeitura.

Ao todo, são ofertadas 22 vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina  de  Família  e  Comunidade,  Ortopedia  e  Traumatologia,  Pediatria  e  Psiquiatria. A duração do programa varia de dois a três anos dependendo da especialidade.

A residência médica é destinada  a  profissionais  graduados  em  Medicina  ou  alunos  do  último  ano do curso,  devidamente  reconhecido  pelo  Ministério  da  Educação  e  Desporto  (MEC)  e  médicos estrangeiros  ou  brasileiros  graduados  em  escolas  estrangeiras  com  diploma  devidamente  revalidado  no Brasil.

Inscrições
As inscrições iniciam nesta sexta-feira (13) e encerram em novembro. O processo é constituído por duas etapas sucessivas, com a aplicação de prova objetiva e entrevista e análise curricular. A aula inaugural que dá início ao programa de residência médica acontecerá no dia 02 de março de 2020. Todas as vagas  são  contempladas  com bolsa/remuneração,  sobre  a  qual  incidirá  a  contribuição previdenciária e as deduções fiscais, na forma da lei.

Importância
Neste ano, a Coreme sob a direção da Dra. Luz Marilda conta com 39 residentes em seis especialidades. Os profissionais médicos prestam atendimento no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No último quadrimestre, foram cerca de oito mil atendimentos ambulatoriais e quatro mil atendimentos cirúrgicos, o dobro se comparado ao mesmo quadrimestre do ano passado.